"E aconteceu que, apertando-o multidão para ouvir a Palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: - Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: - Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: - Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão.
E disse Jesus a Simão: - Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens.
E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e O seguiram."
Jesus é Deus. Isso não é algo a se questionar ou tópico de discussão. Sendo Deus na forma humana, quando Ele veio à terra, era lógico que o Seu poder ia ser manifesto de muitas maneira.
Uma madrugada dessas, eu peguei a Bíblia pra ler e onde foi que eu abri? Justamente em mais um milagre de Jesus, um dos primeiros mencionados no Evangelho de Lucas: a pesca milagrosa. Como todo bom milagre de Jesus, a história se repete: Jesus na dEle, ou ensinando alguma coisa pra alguém ou desenhando alguma coisa na areia (nesse caso, Ele tava ensinando), daí chegam os discípulos fazendo alguma coisa que chama a atenção de Jesus e Ele usa o que os discípulos estavam fazendo pra ensinar mais alguma coisa, mas não antes de operar algum milagre. Nesse caso, os discípulos estavam cansados e mordidos, porque não tinham pego nada na pesca da noite anterior, e quando eles chegaram perto de Jesus, o Mesmo (sempre lindo e maravilhoso) mandou que eles voltassem e jogassem a rede de volta. Mesmo um pouco contrariados, foram e jogaram. Daí nasce um dos milagres mais firmes de Jesus: a rede veio tão cheia, mas tão cheia, que eles tiveram que pedir arrego pro barco perto deles. Logo depois disso, ficaram tão estupefatos que não resistiram e tiveram que seguir à Jesus. E foi assim até que cada um deles morreu (os discípulos, porque Jesus não morreu. Ele ressuscitou! É diferente).
Logo depois de eu ler essa passagem, olhei um comentário que fica nas laterias da minha Bíblia. Quem os escreve é aquele autor muito bom, Max Lucado. Lá dizia assim: "Lucas (que foi quem escreveu o Evangelho de... Lucas!) enfatizou como as pessoas responderam com fé a Jesus e foram recompensadas com bênçãos maiores do que poderiam imaginar." Dentro disso, vamos analisar o que a gente pode aprender dessa passagem.
Como eu disse anteriormente, Jesus estava mais uma vez ensinando alguma coisa, mas a multidão tava muito sedenta, e pedia cada vez mais de Jesus. Quando eles chegaram perto do lago, e Jesus viu os barcos, tratou logo de entrar num deles pra poder ficar mais à vontade e poder falar tranquilo com o povo ("E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. E viu estar dois barcos junto à praia do lago; ... E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão"). Quando Ele acabou de falar, muito provavelmente pra provar o poder do Pai na Sua vida, mandou que Pedro fosse pro mar pescar. Só que aí começa a história bacana. Pedro, já cansado e mordido, e tendo que pescar a noite inteira sem pegar nada, PELA FÉ, voltou e foi pescar junto com Tiago e João.
Então, pra surpresa do discípulo mais cabeça dura e mais emocional de Jesus, as redes vieram tão cheias que eles pediram ajuda pra outro barco ("E, respondendo Simão, disse-lhe: - Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede").
Esse milagre serve pra todos nós aprendermos uma coisa sobre Jesus: o que Ele ensina deve ser ouvido, e o que Ele nos manda fazer deve ser feito. Jesus não veio pro mundo pra brincar de ser Deus, pra brincar de ser Salvador ou pra brincar de morrer numa cruz. Ele veio pra nos salvar da constância pecaminosa em que nos encontramos até hoje e que vai perdurar até a Sua volta. Sendo assim, o que Ele nos ensinou deve ser botado em prática. Quando Ele mandou que os pescadores jogassem a rede de volta ao mar, Ele não estava esperando que uma coincidência acontecesse e que alguns peixes caíssem, desapercebidos, nas redes deles. Ele mandou com que aqueles peixes fossem parar ali, Ele criou aqueles peixes para aquele propósito. Deus nos criou pra um propósito, e nós temos que cumpri-lo. Pedro ouviu Jesus e, mesmo contrariado, fez o que Ele mandou. Quantas vezes nós mesmos não fazemos isso? E quantas vezes ficamos tão contrariados a ponto de não fazer o que Jesus manda? Contrariados ou não, nós temos que fazer. FOI O QUE DEUS MANDOU NÓS FAZERMOS. ENTÃO, COMO NÃO FAZER?
Imagina se Pedro, mordido como só ele, dissesse pra Jesus: Ê doido, não rola isso. Eu sou pescador a "n" anos, sei como funciona o muído. Eu tentei pescar esses peixes a noite toda e nada. Só cabeça tua mandar eu jogar a rede onde eu já joguei. Tô fora! (¬¬).
Pois é, é isso que nós fazemos muitas vezes. Muito provavelmente não com essas palavras, mas é assim mesmo. Deixamos a nossa mentalidade extremamente e humanamente limitada falar mais alto e não obedecemos o que Deus nos fala. Obedecer a Deus é uma prova de fé diária. É uma loucura. E a atitude desses pescadores foi de loucos mesmo. Mas loucos de Jesus. E o resultado não podia ser outro: as bênçãos de Deus sem medida. Quando nos dispensamos de nós mesmos, começamos a viver a loucura que é a obediência a Deus. Provamos o nosso temor (= Obediência) à Ele. Como resultado, Ele nos mostra o poder dEle, que é infinito e improvável, nos surpreendendo e até nos assustando.
Ah, e por falar em assustar, eu queria tocar, rapidamente, em um assunto interessantíssimo desses versículos.
Muitas vezes, não sentimos que somos merecedores do que Deus nos dá. Pedro mesmo disse isso ("E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: - Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador"). Realmente, nós, seres humanos, somos podres e criaturas de Deus altamente desobedientes e maldosas. Mas, deixa eu falar uma coisa pra vocês. Jesus sabia do coração pecaminoso (e hesitante) de Pedro e do todos os pescadores, mas por que, mesmo assim, Ele os abençoou? Porque na hora que Ele mandou, eles não deixaram a dúvida empatá-los de fazer o que Jesus tinha mandado. Disseram que pelo entendimento deles não seria possível, mas tiveram fé e fizeram como Jesus tinha mandado. Não deixemos o medo e a nossa condição humana nos distanciar de Deus. Nós temos que pedir perdão diariamente pra Ele pelos nossos erros, mas isso não O impede de nos abençoar quando somos fiéis, até mesmo no pouco que somos fiéis.
O que Deus nos dá não pode ser visto como impossível de ser feito (mesmo que seja) e nós não podemos deixar que o medo e a auto piedade nos consumam. Jesus mesmo nos fala que não deve ser assim. Devemos deixar que Ele trabalhe e faça as coisas dEle, pois só assim teremos vitória ("E disse Jesus a Simão: - Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e O seguiram").
Todos temos um mesmo propósito no mundo: adorar à Deus acima de tudo, dar a nossa vida (literalmente) por Ele se assim for preciso. Essa é a recompensa maior. Jesus falou qual a nossa recompensa maior: seremos pescadores de homens. Pastores, missionários, ministros da Palavra de Deus, evangelizadores, levitas, líderes, etc. Temos que começar a linkar as coisas: se nosso objetivo principal é adorar à Deus, qual é a nossa maior recompensa?
Sendo assim, comecemos a prestar atenção no que Deus nos fala e no que Ele quer de nós. Ele sempre está do nosso lado, nos ensinando e nos ajudando a botar Seus ensinamentos em prática. Não precisamos ter medo nem desconfiança. Precisamos confiar e deixa-lO livre para trabalhar em nossas vidas. Quando, mesmo cansados e mordidos com a vida, fazemos o que Ele nos manda fazer (mesmo que já tenhamos feito essa mesma coisa trocentas vezes), estamos agindo com fé e obediência, e isso agrada a Deus. E tudo o que nós fazemos que agrada a Deus tem um ótimo retorno. Se os pescadores não tivessem jogado a rede, eles não teriam visto a mão de Deus sobre eles e não teriam feito a melhor decisão da vida deles: largar tudo e seguir a Jesus.
O que você está disposto a fazer? Confiar em Deus, ou hesitar e perder as grandes e maravilhosas obras dEle na sua vida? Pense sobre isso, pois uma decisão certa de uma pessoa apenas muda o rumo de uma geração inteira.