Eu acho engraçado os bloqueios criativos que nós sofremos de vez em quando. Na verdade, na hora que está acontecendo, você fica muito agoniado, a ponto de querer abrir sua própria cabeça e enfiar todo o tipo de informação lá dentro pra poder produzir o mínimo de informação possível. Mas depois, quando de fato sai alguma coisa, você se sente a pessoa mais leve do mundo. É esse sentimento que eu acho engraçado.
Mas eu fico pensando, qual a necessidade que nós temos de produzir alguma coisa? Por exemplo, alguns produzem por trabalho; outros, produzem pelo simples fato de produzir; outros, para alcançar fama. Mas mesmo assim, seja qual for o motivo, sentimos uma necessidade enorme de produzir algo. E não estou falando apenas sobre coisas materiais, como uma cerâmica, ou uma peça publicitária, ou até mesmo uma música. Mas falo também da necessidade de um homem e/ou mulher "produzirem" um filho e coisas mais profundas e até mais sérias do que apenas uma música (mesmo que seja uma "Bitter Sweet Simphony" da vida. Música perfeita!).
Cientificamente, podemos comprovar que o homem possui, sim, uma necessidade inerente a si mesmo de saber toda e qualquer verdade, assim como de construir coisas novas. Há sempre um vazio dentro dele que vai sempre o motivar a participar de situações novas ou, no mínimo, descobrí-las. Acredito que seja por isso que muito cientistas hoje tentem comprovar as mais diversas teorias, como a do evolucionismo.
A inovação nos fascina, nos faz querer sempre ter e ver algo novo. E também a oportunidade de nós fazermos algo inovador faz com que esse anseio se torne crescente. Então, quando há o bendito (ou maldito?) bloqueio criativo, como vamos inovar? Ou então como vamos sequer entender o que estão tentando fazer ao nosso redor?
Eu não posso nem tentar citar algum tipo de solução para bloqueios, até porque eu sofro com eles e muitas vezes me pego sem ter o que fazer, justamente porque eu não sei o que fazer. A única coisas que eu posso falar é que todos os bloqueios que sofremos nessa vida foram colocados à nossa frente para serem vencidos. Me assusto com o número crescente de pessoas da sociedade em geral que transformam-se em patéticos frustrados. "Se eu morasse em tal lugar, minha vida seria melhor"; "Se eu tivesse dinheiro, seria tudo mais fácil"; "Seu eu fosse mais magro, mais bonito, se eu nascesse de novo, seria tudo totalmente diferente na minha vida". Eu já me peguei fazendo isso, e o único sentimento que foi acrescentado em minha vida foi o de frustração. Eu tenho sonhos, e por que eu não posso realizá-los? Por que eu não tenho a estatura que seria a ideal? Ou por que eu não ganho o suficiente para ter uma casa grande ou o carro do ano? Você pode pensar que essas coisas são fáceis para os outros, mas elas não são. Algumas vezes já fui abordado com esse tipo de assunto (chato, diga-se de passagem): "Você tem tudo o que quer. Sua vida é perfeita. Eu, por outro lado...". Não, eu não tenho tudo o que eu quero, e o que eu tenho, batalhei de alguma forma para conseguir. Eu consegui vencer os bloqueios da minha vida, por isso eu tenho alguma coisa (a misericórdia de Deus também me faz diferente, mas isso é pano pra outra manga).
O que precisamos entender é que os bloqueios vêm, e muitas vezes a única reação que teremos é não saber o que fazer. Eu não considero isso um erro. O erro está quando você não procura a solução correta de atravessar esse bloqueio. Ficar esperando que ele desapareça de repente, como a chuva que evapora depois de caída no chão, não vai servir pra nada e vai atrapalhar. O importante é saber que você pode até sofrer com bloqueios ocasionalmente, mas você não é um "bloqueado". E se você se encontra nessa situação nesse exato momento, saiba que isso não é a sua natureza. É você mesmo que está infligindo essa situação a você mesmo!