segunda-feira, agosto 16

De política eu gosto, mas de cavalete não!


Quem me conhece, sabe que sou um grande apreciador de política. Gosto de conversar, de pesquisar, de debater. Não sou um especialista, e talvez nunca seja, mas mesmo assim, gosto de expressar minhas opiniões e ideologias através do pensamento político. Ah, e outro fator que me ajuda a gostar consideravelmente de política é o fato de eu sempre estar envolvido, de uma forma ou de outra, na própria política. Por exemplo, meu primeiro trabalho "valendo"foi na Prefeitura Municipal de Belém, e agora, na agência onde estou trabalhando, temos clientes que são políticos. Então assim, como eu falei, de uma forma ou de outra, a política permeia a minha vida.

E talvez por isso que eu esteja escrevendo esse post, pra salientar algo que tem chamado a minha atenção e me deixado bastante incomodado: as dezenas de cavaletes espalhados pela cidade com fotos de candidatos a, principalmente, deputado estadual e federal.

Aqui reitero que sou a favor de política e acho que nós, brasileiros, a banalizamos tanto a ponto de não querermos nos envolver de jeito nenhum, o que é completamente errado. Porém, também não sou a favor de uma política suja e de mídias que na verdade saturam a nossa visão e até o nosso pensamento, às vezes.

Dito isso, alguém pode me responder o que são todos esses cavaletes espalhados pela cidade? Meu Deus, dá pra gente ficar doido. Um dia desses estava com um amigo meu passando de carro pela Av. João Paulo II, uma das maiores e mais importantes avenidas de Belém, e simplesmente havia de sete a dez cavaletes, seguidos, em um dos canteiros da avenida. Lógico que eu não vou falar o nome de ninguém aqui, mas era algo além do absurdo. Ah, e uma das coisas que reparei (e não achei muito apropriado) é que os cavaletes estavam amarrados nas árvores do canteiro. E se não bastasse ter que ver de sete a dez vezes seguidas o rosto daquele candidato específico, quando chegou na esquina, ainda tinham mais uns sete cavaletes de CANDIDATOS DIFERENTES!!!!!! Eram sete rostos diferentes!!!!! Dá até vontade de rir, mas só se for pra não chorar. De verdade.

Acredito que a propaganda política possa ser feita de maneira diferente. Na verdade, eu não acredito, eu sei disso. As agências existem justamente para dar esse norte. Eu fico me perguntando: por que ao invés de se gastar tanto em material que dificilmente vai ser reciclado (não sou 100% ecologicamente correto, mas vale lembrar disso porque estamos chegando na época que o Al Gore gosta tanto de falar), por que não se faz uma campanha on line, ou que tenha uma fundamentação maciça na net? Acredito que até os que não têm internet teriam conhecimento do candidato.

Enfim, acredito que estamos vivendo em uma época onde estamos nos vendendo, e enquanto passeamos com nossa família, ou saímos para resolver alguma situação do nosso trabalho, ou então estamos na rua pra fazer qualquer coisa, estamos sendo obrigados a escolher algum prato do menu que nos é oferecido diariamente e incansavelmente. Não sou contra qualquer tipo de política, na verdade, aprendi a usá-la no meu dia-a-dia. Porém, gostaria de poder escolher sem ter a pressão de ter que escolher aquele que tem seu rosto estampado mais vezes no meio das ruas.

2 comentários:

  1. Primeiro eu queria fazer um comentário sem noção..
    FINALMENTE UM POST!!!!!
    agora sobre os cavaletes..
    concordo, até pq se for continuar assim, já que é proibido essas propagandas nos outdoors, eles estao fazendo uma especie de "miniatura" deles!! daqui a pouco terão que fazer uma lei contra os cavaletes tb! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. dê uma olhadinha nessa iniciativa..https://sujeirapolitica.wordpress.com

    ResponderExcluir